Espólio

Acervo fotográfico

O Museu Municipal de Benavente possui mais de 20 000 objetos, no entanto, neste inventário como instrumento de referência contamos apenas com cerca de 6 000 registos introduzidos até ao momento.
Optámos, agora, por disponibilizar para consulta a coleção de fotografia.

Esperamos em breve poder alargar as possibilidades e poder disponibilizar informação relativa às restantes coleções.

COLEÇÕES

Alfaia agrícola

Os objetos que integram esta coleção são representativos dos diversos ciclos produtivos de acordo com as diferentes produções, destacamos por exemplo o conjunto de alfaias relacionados com a cultura do arroz que apresentam especificidades muito acentuadas. A coleção de alfaia agrícola presente no Museu Municipal apresenta-se como uma das mais relevantes, permitindo o conhecimento de todo os objetos associados a cada um dos ciclos produtivos até ao início da mecanização.

Traje

Na coleção de traje e bordados, quase exclusivamente de carácter popular, fazemos integrar todos os objetos de vestuário feminino, masculino e infantil, de trabalho e de festa, bem como todos os acessórios relativos às indumentárias presentes. À semelhança das restantes coleções também esta é profundamente representativa deste território, pelo que encontramos exemplares de traje de campino, de camponesa, de trabalhador rural, de cocheiro e, necessariamente, de todos os tipos de traje relativos aos quotidianos pessoais e familiares. Salientamos para além dos trajes destinados a dias muito especiais, como por exemplo os trajes de noiva para o dia do casamento, o vasto conjunto de roupa interior tanto feminina como masculina. A coleção integra ainda um conjunto de outos têxteis que estão sobretudo relacionados com o ambiente doméstico, como as toalhas de rosto e os bordados.

Ofícios

A coleção de ofícios é bastante representativa do quotidiano do trabalho e da família, permitindo reconhecer artes e ofícios tradicionais com todos os objetos associados. O vasto núcleo de profissões representadas remetem para uma dimensão mais rural quando nos referimos a ofícios relacionados com o trabalho agrícola, como o carpinteiro de carros, o ferreiro ou o correeiro ou, por outro lado para uma dimensão mais urbana se nos referimos ao barbeiro, ao sapateiro ou mesmo à costureira. Esta coleção é bastante numerosa, permitindo em vários ofícios a recriação da própria oficina de trabalho, nomeadamente no caso do ferrador, do carpinteiro e do barbeiro.

Fotografia

Esta coleção possui conjuntos fotográficos de relevante importância para a história deste território, sobretudo sobre a vila, o terramoto de 1909, o trabalho e vários aspetos do quotidiano desta população.

Meio familiar e doméstico

Consideramos globalmente vários conjuntos de objetos que fazemos integrar em diversas coleções, designadamente cerâmica e mobiliário. A coleção de cerâmica é formada, na sua grande maioria, por objetos de uso doméstico e azulejaria, bem como um núcleo de faiança compreendendo peças produzidas em Portugal. No que se refere ao mobiliário referimos todo o equipamento inerente ao meio doméstico.

Pintura /Gravura

A coleção de pintura é constituída por um conjunto de obras de vários autores, com predominância do artista Attila Mendly de Vétyemy, na sua grande maioria com pinturas e xilogravuras com diferentes temáticas, mas também de paisagens da região.

Arqueologia

A coleção de Arqueologia integra três áreas de proveniência, nomeadamente recolhas de superfície, os materiais resultantes dos dois projetos de escavação arqueológica da estação medieval de Belmonte e dos fornos romanos da Garrocheira e ainda materiais em depósito que resultaram de intervenções arqueológicas desenvolvidas na sequência de estudos de impacte ambiental de projetos de elevada magnitude de intervenção, desenvolvidos no território concelhio.