
JOSÉ BARROCA
José Barroca nasceu José Eduardo Pinheiro, em Benavente, no dia 7 de abril de 1948. Ribatejano de gema, neto, sobrinho e filho de campinos, desde muito cedo que começa a envolver-se nas atividades campestres ligadas ao mundo dos toiros e cavalos e, por inerência, à festa brava de que é um apaixonado.
A partir de 1979, a Festa da Amizade / Sardinha Assada de Benavente, passou a incluir no programa a arte do maneio do gado, privilegiando atividades ligadas ao toiro bravo e ao cavalo, ofício com tradições seculares na região. No ano seguinte, José Barroca, homem de trato fácil e conhecedor destas lides e dos seus protagonistas envolve-se de forma apaixonada numa tarefa que perdura há mais de 40 anos. De linguagem simples, objetiva e calorosa, organiza e conduz com entusiasmo a sua locução sobre o trabalho que os campinos a cavalo vão demonstrando no recinto com cabrestos e toiros bravos, perante o olhar atento de uma multidão de espetadores.
Venha descobrir tudo na Exposição de Homenagem a José Barroca patente até dia 25 de outubro na Galeria do Núcleo Museológico Agrícola, em Benavente.